sexta-feira, 17 de abril de 2015

Quem escolhias tu?

publicidadeA publicidade é um meio onde marcas e entidades dão a conhecer os seus produtos, serviços ou causas. É também verdade que esta forma de comunicação tem muita influência na criação de tendências e opiniões sobre os mais variados temas da sociedade. Para atingir esse propósito, recorrem a mensagens indiretas para o fazer. Algumas marcas, por vezes, levam esta premissa longe de mais e, em certas publicidades, a mensagem sobrepõem-se à apenas promoção da marca.
Numa publicidade televisiva a uma marca de refrigerantes conhecida, várias crianças são apresentadas a colocar questões sensíveis quanto à relação das pessoas que com eles vivem. A resposta surge na forma de uma outra pergunta: "Se pudesses escolher, escolherias a nós?".
Os critérios de felicidade de uma criança são assim o argumento válido para justificar todo o tipo de relações.
Não quero aqui fazer juízos de valor quanto às relações mas sim ao facto dessa marca recorrer, para mim, a um "jogo sujo" para passar apenas as suas mensagens subliminares.
Na referida publicidade não vi qualquer ligação entre a mensagem e a marca o que me leva a pensar que o único propósito foi passar uma mensagem dissimulada recorrendo aos sentimentos de crianças para os validar.
Infelizmente as marcas têm perdido o que lhes resta de ética. 
Na altura de comprar talvez devêssemos pensar em algo mais do que apenas o produto. Deveríamos talvez questionar-nos sobre a ética da marca e decidir em função desse fator.

Sem comentários:

Enviar um comentário